Nutrição esportiva

A nutrição em geral é um processo complexo que envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais de cada ser humano. Do ponto de vista biológico, corresponde às etapas de ingestão, digestão, e absorção de nutrientes.

Esses nutrientes são responsáveis por compor as bases nutricionais além de exercerem inúmeras funções em nosso organismo.

No caso da nutrição esportiva o foco sempre será de maximizar o desempenho esportivo, seja ele competitivo ou não. A primeira etapa a ser atingida é a melhora do condicionamento físico, seguida de aumento da massa muscular e por última, prevenção de lesões e otimização da recuperação após o exercício físico.

A prática correta e regulamentação do exercício físico, aliada a alimentação adequada irá interferir de maneira positiva em inúmeros parâmetros corporais, como por exemplo, o peso corporal, a composição corporal e a melhora da circulação sanguínea.

A nutrição esportiva tem como principal objetivo promover a qualidade de vida de maneira adequada tanto aos profissionais quando aos amadores.

Essa qualidade de vida abrange tudo aquilo que é bom, desejável, saudável e compensador. Portanto para que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida, torna-se necessário aderir a nutrição esportiva adequada e vale ressaltar que uma alimentação saudável é essencial para a promoção da saúde.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *